O mercado da energia solar iniciou 2017 em alta, o preço dos painéis solares fotovoltaicos é cada vez mais baixo e a eficiência das células solares cada vez mais elevada.
Os principais fabricantes de células e módulos solares de todo o mundo estão investindo fortemente em novas linhas de produção ou a atualizar as já existentes.
Os novos sistemas e a automatização dos processos irá reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade, permitindo assim preços dos painéis solares fotovoltaicos mais competitivos e cada vez mais reduzidos.
O dinamismo do mercado fotovoltaico já provocou uma reação nas principais empresas de produção de sistemas de energia solar. De acordo com a PV-Tech, apenas as empresas da China e Índia terão anunciado os seus planos para expandir a produção de 2017 para 17 GigaWatts, cada uma.
Também os Estados Unidos da América, a Europa e a Arábia Saudita irão construir novas instalações de produção de painéis solares.
Todas estas questões serão discutidas entre o dia 31 de Maio e 2 de Junho no Intersolar Europe, o maior encontro sobre energia solar na Europa, realizada em Munique, na Alemanha. No Intersolar irão existir palestras, oficinas complementares e exposições sobre os últimos desenvolvimentos técnicos de produção fotovoltaica.
De acordo com as Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações (VDMA), as perspetivas de encomendas a fabricantes alemães de instalações, componentes e maquinaria são boas. O foco está nas tecnologias das células solares mais eficientes, como o PERC (Passivated Emitter Rear Contact) e PERT (Passivated Emitter Rear Totally diffused) e na chamada heterojunção.
Os novos sistemas de produção e automatização irão reduzir custos nos materiais e recursos humanos aumentando assim a produtividade e consequentemente preços mais competitivos o que tornará a energia solar cada vez mais interessante.
São também esperados novos recordes de eficiência através da tecnologia da heterojunção. Este sistema combina a tecnologia solar cristalina e amorfa para atingir um elevado grau de eficiência da célula.
A queda dos preços dos painéis solares fotovoltaicos, também significa uma maior pressão juntos das empresas responsáveis pela instalação.
Na conferência Intersolar Europe, os especialistas irão discutir possíveis opções e áreas com maior potencial de crescimento, bem como possibilidades para continuar a aumentar a eficiência das células solares.
Se está a considerar investir num projeto de energia solar para autoconsumo, pode encontrar no mercado preços de painéis solares fotovoltaicos cada vez mais baixos e interessantes.